Monday, July 26, 2010

PEÇAS PARA A CASA DA CERCA

"Bem perto de Caçador de Nuvens está Momento de um sono cativo (2010, aço, 70x355x70cm), de Paulo Tuna. Varas de aço mordem o chão e enterram-se nele, como quem procura o coração da terra. Enquanto outras, a par, e fechando entre si numa cúpula, em círculo, ficam livres. Para poderem registar a passagem do vento de mais aragem. Por vezes, podem mesmo entrechocar umas nas outras, quando o vento é mais forte. Nesses momentos oferecem breves sonoridades. A escultura de Tuna guarda um espaço protegido pelas varas metálicas (elas têm mesmo uma relativa espessura), assim como se dispõe a uma plena abertura entre essas mesmas estacas. O sono, e talvez porque o autor o refere no título como coisa ou estado cativo, é uma terra prometida. Um momento, refere, como se a sua escultura, também não passasse de um estudo. E ali, cravada naquele chão, no meio de um renque de choupos, Momento de um sono cativo aparece com uma força baptismal, com uma retórica festiva, carregada de visões oníricas. Natural produto de um ego nocturno, antecipador de argumentos e de esperança radical (e mesmo política e revolucionária) que perpassam para a sua outra escultura, presente noutro extremo do jardim: Instante Suspenso (2010, aço, 70x533x40cm). Pensada para, na sua forma de objecto bélico, surgir suspensa e a apontar ao meio da janela que abre sobre o muro, à vista do Tejo e de Lisboa. Acabou por ser colocada no chão do estreito caminho entre jardins, espécie de início de caminho de ronda a que creio, os da Cerca, chamam o passeio das damas. Mas a sua belicidade, o seu sentido de objecto de guerra, mesmo caído e semi enterrado, permanece. E não estando longe as Casas que foram do Senhor Dom António (1531-1595), Prior do Crato (que uma placa nomeia como el-rei — e que de facto e de jure o foi, como António I), Instante Suspenso, parece homenagear (e ainda como produto de um conceito do sonho) a casa insegura portuguesa na perdida batalha, nos fronteiros campos de Alcântara (25 de agosto de 1580)."

Entre a Casa eo Jardim ,excerto de texto para catálogo da exposição "Processo e Transfiguração" da autoria de João Miguel Fernandes Jorge.





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